Um dos temas mais antigos e também presentes na ficção científica, a inteligência artificial faz parte do imaginário de muitos de nós. Mas antes de termos robôs e androides convivendo entre nós, a IA já está mais do que presente em nosso dia a dia. Mesmo assim, pouquíssimos de nós sabemos como isso realmente funciona.
Para isso o Google (sempre ele) lançou uma ferramenta que pretende ajudar as pessoas comuns, como eu e você, a entender como realmente trabalha o sistema operacional de uma IA.

O site Techhable Machine vai te ensinar passo a passo como interagir com uma máquina inteligente. Toda a interação é feita pelo seu navegador, ou seja, não há necessidade de fazer nenhum download para participar dessa experiência. Você só precisa de uma webcam, um microfone e, claro, pouco de tempo livre.
No começo, há um tutorial para você conhecer as funções do programa. A partir daí o Techhable Machine vai ensinando como a inteligência artificial trabalha, como, por exemplo, a associação de expressões faciais a outras imagens.

Apesar de simples, dá para se ter uma boa noção de como trabalha uma IA. Vale lembrar que a experiência é capitaneada pela gigante Google, que se utiliza de inteligência artificial em vários dos seus produtos. Google Tradutor, Mapas e Fotos, são exemplos.
Recentemente, o ex-executivo do Facebook, Antonio Garcia Martinez, saiu do Vale do Silício, polo tecnológico mundial nos Estados Unidos. Ele mudou-se para uma ilha, onde criou um refúgio anti-tecnológico. O motivo: o medo de que a tecnologia da IA avance a ponto de desestabilizar o atual modelo de economia e política mundial.

Talvez Martinez tenha exagerado em sua reação. Mas é verdade que a Inteligência Artificial já é parte vital do nosso dia a dia. Empresas utilizam softwares de Big Data para medir comportamento de consumidores. Também existem os chamados “chatbots” que interagem com consumidores em sites e respondem suas dúvidas iniciais.
Por isso, no momento em que existe uma gigante expansão de tecnologias como essa, a expertise humana em saber se comunicar estabelecendo canais mais atrativos e eficientes para seus clientes é fundamental para conseguir cada vez mais destaque para sua marca.

Para saber mais sobre Inteligência Artificial você pode clicar aqui e aqui.

Comments

comments